Este blog possui atualmente:
Comentários em Postagens!

AVISO - Apostilas adquiridas nos dias 13, 14 e 15/04 terão prazo de entrega de até 24 hs

Minha vida virou um blog

Meu nome é Melita Luzia, mas podem me chamar de Mell. Moro em Santa Luzia/MG, tenho 52 anos, sou dona de casa, divorciada, Microempreendedora Individual e tenho dois filhos que são a minha alegria de viver. Em 2009 resolvi fazer este blog tendo como base a minha experiência de vida, pois foi por causa das dificuldades que tenho passado até hoje que eu tive que aprender a me virar. A idade e a experiência (mesmo tendo) não colaboraram para que eu conseguisse um emprego fixo, e pensão alimentícia (quando havia) mal dava para os alimentos. Enfim, eu não sou ex-mulher de nenhum famoso jogador de futebol, apesar do "ex" ter se dado bem na vida e me deixado sozinha com dois filhos pequenos. Assim, me tornei uma "pãe" (pai e mãe), e além de cuidar deles, teria que trabalhar. Sem solução, tive que me virar sozinha e há cerca de doze anos venho me desdobrando para criar, educar e ajudar no sustento dos dois homens da minha vida. O que você faria se tivesse que viver tempos de vacas magras? Se precisasse trabalhar e não pudesse sair de casa? Por causa disso enfrentei momentos de desespero, angústia, ansiedade e profunda depressão, mas teve que haver uma saída para mim, e eu lhe digo que para você que enfrenta situação parecida, também há. Intitulei o blog de "SAÍDA DE EMERGÊNCIA" porque tive que descobrir que meu sustento tinha que sair de dentro da minha casa pois precisava cuidar dos meus meninos. Não, não fiquei rica! E nem quero, porque o dinheiro acabou com o meu lar! Sei muito bem que dinheiro ajuda, mas não sabendo usá-lo, traz infelicidade. O dinheiro compra a cama, mas não paga o sono. Faço de tudo um pouco e nunca fiquei parada. Como o emprego fixo se tornou difícil, me virei como pude com meus "bicos" até me tornar dona do meu próprio negócio. O que ganho pode ser pouco, mas é justo. Aprendi a administrar. Ganho meu dinheiro honestamente e o melhor, dentro da minha casa, tudo formalizado e assim posso cuidar melhor dos meus (agora) rapazes! Depois destes anos todos cuidando deles sozinha e sempre trabalhando, agora estamos na fase do quadro se inverter e meus filhos passando a ser responsáveis pelas nossas despesas, mas assim mesmo continuo ajudando com meu negócio próprio. Portanto, as dicas deste blog não tem a finalidade de mostrar que uma pessoa pode ganhar "rios" de dinheiro da noite para o dia, mas, elas podem funcionar como "Saída de Emergência" num momento difícil. No desespero, muitas vezes não conseguimos ver que bem diante de nossos olhos, ou melhor, dentro da nossa casa está a solução, e por isso, vou tentar mostrar que existem grandes oportunidades para trabalhar a partir de nossa própria casa, muitas vezes com pouco ou quase nenhum capital, podendo até mesmo, um dia, estas atividades se tornarem o sustento da sua família. Espero que todo o conteúdo do blog seja de grande utilidade para vocês. (Acompanhe no final da página - Mudanças no meu Perfil. De acordo com as datas de postagem do blog, vocês verão como fui trabalhando e nos sustentando)

Sorvete o jeitinho gostoso de ganhar dinheiro

APOSTILAS ADQUIRIDAS NOS DIAS 13, 14 e 15 de Abril terão prazo de entrega de até 24 horas.
Obrigada pela compreensão.

26/10/2013

Desafio "52 Semanas de Economia" - Vamos fazer !

O primeiro Real a gente nunca esquece - 26/10/2013
Olá, pessoas, chegando naquele momento em que eu não tenho sono nenhum só pq é horário de verão. Vamos ver até onde eu aguento acordada pq já é 1:30 da madruga.
Bem, estamos já no fim do ano. Quantos de nós conseguimos juntar algum dinheirinho? Já vou logo avisando que eu não consegui, e não vou mentir: não me esforcei prá isso. Na realidade, eu ensino esse tanto de coisas para fazer e vender, e faço, e vendo, e entra dinheiro. Só que, contudo, porém, todavia, entretanto...o negócio foi meio difícil aqui em casa este ano né? Pensão do filho acabou, ele foi prá faculdade, e trabalhava só prá pagar. E agora está desempregado, teve que trancar a matrícula. O outro filho teve que sair do emprego pq precisa fazer estágio de outro curso técnico, e estagiário ganha, no caso dele, meio salário mínimo. Mamys aqui teve que ralar, e muito prá dar conta do recado. Resultado disso: não falta nada, mas também não sobra dinheiro. Meu né? Porque pelo menos na continha dos meninos, tem algum. Deixa eu contar uma coisa procês: imagina só que meu filho mais novo tá nessa de me controlar? Quer saber o que tô fazendo com o dinheiro, gente! Hahaha, no início fiquei meio decepcionada: "Que negócio é esse de me controlar menino?". Mas depois pensei bem...e não fui eu mesma que ensinei? Então levei na boa, e tô anotando tudinho prá ele e vou mostrar que nessa casa também entra dinheiro da mamãe, e vou mostrar com o que eu gasto, kkkkkkkkkkkkkk Garrei um ódio dele quando fez isso comigo, uai! Tem horas que ele parece o Julius, da série "Todo mundo odeia o Cris". Pão duro que só! Pedi a ele para trocar R$ 50,00, e ele gritou lá do quarto: Tenho 40,00, serve? E eu precisava do dinheiro trocado, topei. E não é que ele me deu só R$ 40,00 mesmo? Ô Jesus, aprendeu direitinho como controlar o dinheiro mesmo. E ainda me nega o restante, kkkkkk
Então, pensando em economizar, sei que muita gente por aí, que são leitores meus, também não conseguiu juntar um dimdim este ano de novo. E que tal se a gente tentasse um desafio? Uma ideia super legal que achei no Pinterest foi o desafio "52 Week Money Challenge" (vejam aqui http://www.pinterest.com/stuckathomemom/52-week-money-challenge/
Vamos chamar de "52 Semanas de Economia", ok? Funciona assim: Pegue um vidro, lata, cofre, caixa, sei lá. Alguma coisa onde vc possa guardar o dinheiro. E não pode gastar, gente! Prestenção! Na 1º semana separe R$ 1,00, na segunda semana: R$ 2,00, na terceira: R$ 3,00 e por aí vai. Toda semana aumenta R$ 1,00. Vc vai guardar em reais o montante equivalente ao número da semana. O ano tem 52 semanas, então na última semana vc vai guardar  R$ 52,00. À medida que for poupando aquele dinheiro, risque de qual semana se trata. O difícil será mesmo as últimas semanas, mas talvez nem tanto, pq até lá você já deve ter aprendido a administrar. Se seguir exatamente desse jeito, ao final de um ano você terá R$ 1.378,00. Se quiser colocar mais pode colocar também. Se quiser terminar antes pq já alcançou um valor que vc queria, também pode. O importante é poupar. Pena que não tem juros, né? Mas é um bom exercício. E o ideal é cumprir a meta das 52 semanas.
Procês entenderam direitinho como funciona o desafio, imprimam a tabela abaixo (ou arquivem). 
Clique na imagem para melhor visualização
É melhor imprimir e pregar num lugar vísível, prega no seu quarto, pois lá só vc vê. Ela mostra qual o valor que deverá ser poupado durante cada semana e o quanto vai acumulando até o final. Legal dimaisdaconta esse trem, né não? Comecei neste sábado, e todo sábado vou guardar R$ 1,00 a mais do que a semana anterior. Gente, é um desafio mesmo, viu? Vou tentar registrar em fotos toda semana e postarei aqui, e o meu vidrinho vai encher de dimdim. Quem vai fazer junto comigo? Agora, acho bom eu procurar descansar pq amanhã é domingo, e tem trabalho prá mim de novo. Bjos no coração.
Ao comentar, aguarde resposta na mesma postagem. Deixe e-mail de contato se quiser resposta fora do blog

Reações:

19 comentários:

Brasileira sim Senhor disse...

Mell que idéia boa essa..parece ser um bom exercício mesmo!! Vou acompanhar a sua trajetória..rsrs

Super beijos,

Elo

Mell Santos disse...

OI, Eloa querida! Num é menina? Se quiser pode copiar ou compartilhar, pq eu também achei na net e fiz o meu texto. Essa ideia pode ser feita com qualquer coisa, mas eu escolhi fazer com dinheiro, que apesar de ser solução, para os assalariados, desempregados e endividados é um problemão.
Obrigada pela visitinha, amiga. Bjos.

Anônimo disse...

Adorei essa ideia, eu a meu marido vamos tentador juntar , mais cada um com o seu cofrinho! Otima ideia adorei obg Mell! Como sempre tendo boas ideias.

Mell Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mell Santos disse...

Querida, que não sei o nome. Ótima iniciativa de vcs. No final, tirar 52,00 por semana nem vai ser difícil. Se puder, mande fotos do cofrinho prá mim depois? Obrigada. Bjos.

Alessandra disse...

Amei essa idéia! Amanhã já começo,assim daki a um ano terei um dinheiro extra para o natal não é?! To bem animada,parabéns Mell,vc não imagina o quanto tem me ajudado!!! Bjks

Mell Santos disse...

Alessandra, é uma ótima ideia e não é tão difícil. Vamos conseguir, querida. Bjos, obrigada ela visita.

Nilza Lara disse...

Mell que ideia show!!! eu já tinha lido em outro blog mas nao tinha entendido direito, aí vi que voce explicou bem certinho!!! Agora entendi!! vou fazer sim, pelo menos assim vejo se consigo guardar dinheiro e é uma forma de já ter o dinheiro do natal dos presentes das crianças, despesas de fim de ano!! Posso compartilhar no meu blog???? bjs e semana abençoada pra vc!!

Cecilia GONÇALVES disse...

Gente, curti!!
Vou fazer. é bom aprender a administrar mesmo! Aqui em casa, eu recebo e já gasto, não parendo nunca a fazer o tal capital de giro!!! Vou fazer!
Bjs

Cecilia GONÇALVES disse...

q demais! vou fazer! aprender a administrar o dinheiro é excelente! a gente sempre fica pensando: "preciso guardar dinheiro" e nunca q começa... hahaha... vou fazer e conto como está sendo! Bjs

Mell Santos disse...

Nilza e Cecília, façam mesmo. Eu tô até pensando em fazer um outro separado para juntar dinheiro até o natal, kkkkkkkkkkkkk
Bjos, obrigada.

Cintia Ramos disse...

Querida Mell vc sempre nos ajudando a pensar e realizar.

Estou dentro desse desafio...pensando seriamente em fazer pro maridão e pro filhão também.

Beijão muito obrigada linda.

Mell Santos disse...

Que maravilha, gente! Tomara que todo mundo se prontifique a realizar este desafio. Bjo Cíntia.

cassia disse...

olá Mell td bem,comecei a te acompanhar á uns 2 meses,eachei fantástica ás suas dicas,a sua fé e força de vontade,esto no momento,sem sber o que fazer,e lendo seu blog todos os dias,para ter uma luz do que fazer,gostei da idéis das 52 semanas,vou te acompanhar,obrigada amiga,por suas maravilhosas dicas,fique com Deus e que ele te ilumine sempre,beijuuus!!!!!















Mell Santos disse...

Cássia, obrigada pela visitinha, viu? DÊ um giro pelas categorias do blog, tem muita coisa espalhada por aí nas postagens e com certeza uma pelo menos, vai se encaixar no que vc precisa. Bjos.

max vasconcelos disse...

ola mell,eu amei essa ideia...vou começar hoje mesmo...

Mell Santos disse...

Legal demais, né Max? Boa sorte. Bjos.

Luciana disse...

Vou tentar, apesar de que não esta entrando dimdim. Mas creio que o Pai do ceu vai me ajudar.

Mell Santos disse...

Luciana não é difícil. Comece hoje com R$ 1,00, e a cada semana vc coloca o correspondente ao número da semana. Na próxima é 2,00, depois 3,00 e assim por diante. Confia em Deus que Ele te dá condições. É realmente um DESAFIO.

Últimos Comentários

Deixe o seu recado



Mudanças no meu perfil empreendedor

Meu blog foi criado em 2009, sendo que na época eu estava desempregada. A partir daí várias coisas ocorreram durante este período de modo que precisei alterar o meu perfil, como a minha idade e as ocupações que tive (trabalhos). Para tanto, deixo aqui registrado estas mudanças.

Em 2009 - 47 anos - Fui babá de duas meninas, cuidando delas em minha casa enquanto as mães trabalhavam.

Em 2010 - 48 anos - Continuei sendo babá de uma das meninas que cuidava antes, novamente em casa e no período em que ela ficava na escola eu trabalhava como Monitora de Crianças de 1 a 2 anos na Creche Filhos do Rei.

Final de 2010 para 2011 - Abri as portas do meu brechó na minha casa. Antes vendia dentro de casa mesmo.

Em 2011 - 49 anos - Brechó fechado para reforma da casa. Fui trabalhar numa pizzaria, à noite, como diarista e, aos 49 anos, consegui trabalhar de "Carteira Assinada" depois de seis anos sem registro. Trabalhei de abril/2011 a Jan/2012.

Início de 2012 - 50 anos - Saí do emprego por motivo de saúde ( a idade começou a pesar me causando muito inchaço nas pernas pelo fato de trabalhar mais de 8 horas em pé).

Maio de 2012 - Voltei novamente a trabalhar por conta própria com meu brechó, meus geladinhos, artesanatos e outras coisitas mais.

Junho de 2012 - Trabalho com meu brechó e sou babá de duas crianças na minha casa. Temos uma renda bem menor agora, pois meus filhos perderam a pensão do pai, mesmo eles sendo estudantes, sendo o mais novo universitário.

Julho de 2012 - Só trabalho com o Brechó agora. Não deu para conciliar brechó e ser babá ao mesmo tempo.

Agosto de 2012 - Me tornei Microempreendedora Individual. Agora, além do Brechó, continuo com os geladinhos e também produzo cupcakes.

Fevereiro de 2013 - 51 anos e agora, o quadro aqui em casa está quase se invertendo. A maior parte do sustento fica com meu filho mais velho, e o mais novo trabalha apenas para pagar a sua faculdade. A minha renda é apenas para complementar a do meu filho.

Setembro de 2013 - Meu filho mais novo está desempregado e trancou a matrícula na faculdade. O mais velho teve que deixar o emprego para ser estagiário de outro curso recebendo apenas 1/2 salário mínimo. Continuo com o brechó, atendendo de portas fechadas pois trabalho também com meus sorvetes, geladinhos, cupcakes e chocolates. Além disso dou cursos de fabricação de sorvete apostilados, pela internet (ensino à distância) Não dou conta de tudo se estiver com a loja aberta. Então, trabalho dentro de casa. Menos renda aqui em casa agora.

Novembro de 2013 - Meu filho mais novo agora trabalha com o pai na área de sorvetes. O mais velho conseguiu um outro emprego com efeito de estágio para o curso dele e passou a ganhar mais. E eu agora, além de tudo que faço também sou Consultora Independente Mary Kay.

Dezembro de 2013 - Isaac foi aprovado no Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais e teve novamente que deixar um trabalho novo.

Janeiro de 2014 - Isaac foi morar sozinho com alguns colegas e começa o curso na PMMG